domingo, 13 de dezembro de 2009

macaco-barrigudo


A cauda do macaco-barrigudo é preênsil, como a da maioria dos primatas americanos, e ele a utiliza constantemente: para se dependurar nas árvores, enquanto colhe as folhas e frutos de que se alimenta, para trepar nas árvores, ou para se agarrar a um galho enquanto dorme.

Esse animal é encontrado em grande parte da região amazônica, mas também habita a Colômbia e o peru. A pelagem do macaco-barrigudo é curta e espessa, podendo ir do cinza ao preto. As orelhas pequenas e a cabeça redonda, inteiramente coberta dos mesmos pêlos curtos, dão-lhe uma fisionomia inconfundível. A cauda, comprida e forte, tem uma placa pelada do lado de dentro, perto da ponta.

O macaco-barrigudo desloca-se com rapidez incrível e pode dar saltos espetaculares de uma árvore para outra. No chão adota a posição bípede com a cauda voltada para cima. Vive só ou em grupo em torno de 20 indivíduos, às vezes encontrado na companhia de macacos-aranha ou bugios.



O filhote, sempre único, nasce depois de uma gestação de sete meses e meio. O período de vida, em cativeiro, pode chegar a vinte anos.



Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Cebidae




Características:

Comprimento: 70 cm,mais 70 cm de cauda

Peso: 10 kg

Tempo de vida: 25 anos
Maturidade: Fêmea 4 anos, Macho 5 anos
Gestação: 7 a 8 meses
Filhotes: 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário