Quero que as pessoas conscientizem-se sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente.
sábado, 12 de dezembro de 2009
Mico Leão Dourado
Um pai devotado
Este primata de pequeno porte é conhecido em todo o mundo como símbolo da conservação da natureza no Brasil.
Entre os macacos-leão, pequenos primatas americanos, o recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. A fêmea geralmente gera de 1 a 3 filhotes, podendo reproduzir uma ou duas vezes ao ano, com uma gestação de 120 dias.
Depois disso é o pai que o carrega, cuida dele, limpa-o e o penteia. A mãe só se aproxima na hora da mamada.
Ela estende os braços e o pai lhe entrega o filhote, que mama durante uns 15 minutos. Mas, mesmo nessa hora, o pequeno não gosta que o pai se distancie.
Existem 3 espécies de macacos-leão no Brasil, diferente apenas na cor da pelagem.
A mais comum é o mico-leão-dourado, quase que inteiramente amarelo com reflexos metálicos, com exceção da cara. Ele é encontrado nas montanhas costeiras do sudoeste do Rio de Janeiro, entre 500 e 1.000 m de altitude.
Seus hábitos são diurno e vive em grupos de até 8 animais e, dormem em ocos de árvores ou em emaranhados de cipós e bromélias.
O mico leão dourado alimenta-se: de insetos, frutas, lagartos, ovos de aves e pequenos pássaros
Esta espécie de mico leão dourado está correndo risco de extinção. Mas a reprodução em cativeiro está dando resultados positivos. Na natureza vivem em média, oito anos, mas podem chegar até 10 - 12 anos. Animal monógamo, uma vez formado o casal, mantém-se fiel.
O mico-leão de cabeça dourada tem essa cor apenas na cabeça, nuca e quarto dianteiro e pode ser visto no sul da Bahia. Na região de São Paulo vive o mico-leão de cauda e corpo ruivo. Além da cor o mico-leão se destaca também por sua crina( daí o nome) e pelo comprimento extraordinário de seus dedos. Vive aos pares e pode lutar até a morte para defender seu território.
Protegido pela Lei Federal n° 5.197, de 3 de janeiro de 1967 —"Lei de Fauna", está também incluído na "lista of icial de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção", portaria N° 1.522, de 19 de dezembro de 1989—IBAM
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Callithrichida
Características:
Comprimento: 30 cm.
Cauda: 40 cm.
Peso: 500g.
Tempo de vida: em média 15 anos
Tempo de gestação da fêmea: 4 meses e meio
Cor: amarelo dourado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário